Influência dos agentes clareadores na modificação superficial das cerãmicas dentais: Estudo em microscopia eletrônica de varredura
Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar em microscópio eletrônico de varredura (MEV), o efeito de agentes clareadores na superfície de cerâmicas dentais. Agentes clareadores (peróxido de carbamida 10% e 16% /Whiteness, FGM) e duas cerâmicas feldspáticas (VM7 e VM13, Vita Zahnfabrik) foram avaliadas. Cinquenta corpos de prova(cp) cilindros (8 x 2mm) foram preparados e divididos em 5 grupos (n=10): G1- (Grupo controle) superfície cerâmica sem exposição ao agente clareador, G2- VM7+10% Whiteness, G3- VM7+16% Whiteness, G4- VM13+10% e G5- VM13+16% Whiteness. O agente clareador foi aplicado por 8 horas durante 15 dias e durante os intervalos ficavam armazenados em água destilada a 37°C. Os cp foram avaliados antes e após aplicação do agente clareador. Foi realizada a descrição topográfica com auxílio de MEV (MEV, Jeol, JSM-5310 LV) e atribuído escores para as superfícies após o clareamento: 0- superfície cerâmica sem alteração; 1- superfície cerâmica com porosidades superficiais; 2- superfície cerâmica com grandes porosidades. Foi realizada análise estatística utilizando os testes Kruskal-Wallis One-Way (p<0.05) e Dunn (10%). O teste estatístico demonstrou que o grupo G3 (média=2) e G5 (média=2) tiveram uma modificação superficial significantemente maior que os outros grupos. O G2 (média=1) e G4 (média=1) tiveram uma modificação superficial significantemente maior quando comparado ao G1 (média=0). A descrição qualitativa dos grupos em MEV mostrou evidencias da corrosão da superfície cerâmica em diferentes graus. Os resultados sugerem que as cerâmicas testadas são passíveis a alterações superficiais quando em contato ao agente clareador em estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na revista Incelências, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor é responsável pelas opiniões e interpretações explicitadas em seu texto e continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Incelências.