O USO DO PORTAL UNIVERSITÁRIO NO CURSO DE LETRAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC: um estudo de caso

Autores

  • José Nildo Barbosa Melo Júnior Cesmac
  • Maria Luzimar Fernandes Cesmac
  • Manoel Coelho da Cruz Cesmac

Palavras-chave:

Portal Universitário.Ensino Superior. Suporte Pedagógico. University Portal. Higher Education. Educational Support

Resumo

Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o uso do Portal Universitário como suporte pedagógico no Curso de Letras do Centro Universitário CESMAC. Optou-se por uma metodologia do estudo de caso com abordagem predominantemente qualitativa, sem desprezar dados numéricos necessários à compreensão do estudo. A coleta de dados foi feita através de conversas informais e de questionários aplicados a alunos e professores do Curso. A análise dos dados permitiu concluir que, embora o Portal reúna uma variedade de recursos de aprendizagem, comunicação e colaboração, uma série de entraves ainda limita a participação efetiva de professores e alunos no ambiente.

This study aimed to reflect on the use of the University Portal as a pedagogical support in the Arts Course in the Centro Universitário Cesmac. We opted for a methodology of case study with qualitative approach, without neglecting numerical data necessary to understand the study. Data collection was done through informal conversations and questionnaires given to students and teachers of the course. Data analysis showed that, although the Portal meets a variety of learning resources, communication and collaboration, a number of barriers still hinder the effective participation of teachers and students in the environment.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Nildo Barbosa Melo Júnior, Cesmac

Maria Luzimar Fernandes, Cesmac

Professora Especialista, atuando nos Curso de Letras e Pedagogia do CESMAC.

Manoel Coelho da Cruz, Cesmac

Prof. Ms., atuando nos Cursos de Letras, Pedagogia e História do CESMAC.

Referências

ANDRÉ, Marli Elisa Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro, 2004.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas. Papirus, 2004.

BOGDAN, R & BIKLEN, S. K.. Qualitative research for education. Boston: Allyn and Bacon, 1982.

CUNHA, Maria I. O lugar da formação do professor universitário: a condição profissional em questão. In: CUNHA, Maria (org.) Reflexões e práticas em docência universitária. Campinas: Papirus, 2007.

GATTI, Bernadete A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: EPU, 2003.

MASETTO, Marcos T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MELO, Luiz Roberto Madeiro de. Portal Educacional: uma ferramenta na prática do ensino superior. Disponível em: <http://dmd2.webfactional.com/media/anais/PORTAL-EDUCACIONAL-UMA-FERRAMENTA-NA-PRATICA-DO-ENSINO-SUPERIOR.pdf>. Acesso em: 05mar2012.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Integração de mídias nos espaços de aprendizagem. Em Aberto / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, v. 22, n. 79, p. 17-44, jan. 2009.

MORAN, José Manuel. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166.

NÓVOA, António. (coord.) Os professores e a sua formação. Porto: Dom Quixote, 1992.

PINTO, Anamelea de C. COSTA, Jivaneide A. S. A utilização das mídias da formação continuada dos professores do estado de Alagoas. In: MERCADO, Luís Paulo L. (org.) Práticas de formação de professores na educação a distância. Maceió: Edufal, 2008.

Downloads

Publicado

08-11-2013

Como Citar

Melo Júnior, J. N. B., Fernandes, M. L., & Cruz, M. C. da. (2013). O USO DO PORTAL UNIVERSITÁRIO NO CURSO DE LETRAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC: um estudo de caso. REVISTA INCELÊNCIAS, 3(1). Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/incelencias/article/view/201