O USO DO PORTAL UNIVERSITÁRIO NO CURSO DE LETRAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC: um estudo de caso
Palavras-chave:
Portal Universitário.Ensino Superior. Suporte Pedagógico. University Portal. Higher Education. Educational SupportResumo
Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o uso do Portal Universitário como suporte pedagógico no Curso de Letras do Centro Universitário CESMAC. Optou-se por uma metodologia do estudo de caso com abordagem predominantemente qualitativa, sem desprezar dados numéricos necessários à compreensão do estudo. A coleta de dados foi feita através de conversas informais e de questionários aplicados a alunos e professores do Curso. A análise dos dados permitiu concluir que, embora o Portal reúna uma variedade de recursos de aprendizagem, comunicação e colaboração, uma série de entraves ainda limita a participação efetiva de professores e alunos no ambiente.
This study aimed to reflect on the use of the University Portal as a pedagogical support in the Arts Course in the Centro Universitário Cesmac. We opted for a methodology of case study with qualitative approach, without neglecting numerical data necessary to understand the study. Data collection was done through informal conversations and questionnaires given to students and teachers of the course. Data analysis showed that, although the Portal meets a variety of learning resources, communication and collaboration, a number of barriers still hinder the effective participation of teachers and students in the environment.
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