ADOECIMENTO DE DOCENTES NO MAGISTÉRIO SUPERIOR BRASILEIRO
Resumo
O absenteísmo no magistério superior é uma questão complexa, especialmente em uma universidade pública de Alagoas, onde a presente pesquisa revelou 129 licenças e 7.949 dias de afastamento, com predominância de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão. Esses dados destacam a necessidade de implementar políticas que promovam o bem-estar dos docentes, incluindo programas de apoio psicológico, capacitação sobre gestão do estresse, ambientes de trabalho saudáveis, flexibilidade nas jornadas e discussões abertas sobre saúde mental. Tais intervenções são essenciais para reduzir o absenteísmo e melhorar a qualidade de vida e o desempenho acadêmico dos docentes.
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Publicado
04-06-2025
Como Citar
Lira, P. Y. C. P., Peixoto, A. L. V. de A., & Lima, P. R. S. (2025). ADOECIMENTO DE DOCENTES NO MAGISTÉRIO SUPERIOR BRASILEIRO. Entre Aberta Revista De Extensão, 8(1). Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/entreaberta/article/view/1805
Edição
Seção
Artigos