ADOECIMENTO DE DOCENTES NO MAGISTÉRIO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores

  • Pedro Ygor Café Paes Lira UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas
  • Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas
  • Paulo Ricardo Silva Lima UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas

Resumo

O absenteísmo no magistério superior é uma questão complexa, especialmente em uma universidade pública de Alagoas, onde a presente pesquisa revelou 129 licenças e 7.949 dias de afastamento, com predominância de transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão. Esses dados destacam a necessidade de implementar políticas que promovam o bem-estar dos docentes, incluindo programas de apoio psicológico, capacitação sobre gestão do estresse, ambientes de trabalho saudáveis, flexibilidade nas jornadas e discussões abertas sobre saúde mental. Tais intervenções são essenciais para reduzir o absenteísmo e melhorar a qualidade de vida e o desempenho acadêmico dos docentes.

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Biografia do Autor

Pedro Ygor Café Paes Lira, UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas

Bacharelando em Direito, UNEAL

Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto, UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas

Docente da disciplina de Metodologia da Pesquisa dos cursos de Física, Administração Pública e Direito da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Mestre e Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Vem realizando sucessivas formações para atuação na Gestão Acadêmica e Saúde Sistêmica através do ensino-pesquisa-extensão-administração universitária.

Paulo Ricardo Silva Lima, UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT). Assessor jurídico na Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPEAL). Professor temporário na UNEAL.

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

Lira, P. Y. C. P., Peixoto, A. L. V. de A., & Lima, P. R. S. (2025). ADOECIMENTO DE DOCENTES NO MAGISTÉRIO SUPERIOR BRASILEIRO. Entre Aberta Revista De Extensão, 8(1). Recuperado de https://cesmac.emnuvens.com.br/entreaberta/article/view/1805

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